Pescadores de Taquari recebem caixas térmicas por meio do Projeto Refrigerar
04/02/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Agricultura e Meio Ambiente
Possibilitar aos pescadores artesanais que armazenem e transportem o pescado com maior segurança, minimizando a deterioração e garantindo a qualidade do produto até a sua comercialização e consumo. Este é o objetivo do Projeto de Atenção e Prevenção à Saúde do Pescador Artesanal – Refrigerar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida deste público, por meio do fornecimento de caixas isotérmicas de 75 litros às famílias de pescadores do Estado.
Em Taquari, em evento realizado na tarde de segunda-feira (03/02), na propriedade de Egídio Brandt, trinta pescadores artesanais do município receberam o material, em cerimônia acompanhada pelos beneficiários e suas famílias e também por representantes da SDR, da Emater/RS-Ascar e da cooperativa Sicredi. Durante a atividade, também houve palestra ministrada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Martin Schmachtenberg, que abordou o tema Boas Práticas na Conservação do Pescado.
Em sua manifestação, Schmachtenberg enfatizou a importância das práticas de higiene conduzidas pelos pescadores e manipuladores desde a pesca até a venda para o consumidor, no sentido de evitar doenças e aumentar o tempo de conservação. "E é aí que entra também o transporte adequado, com as caixas térmicas, que reduzem a ação dos microorganismos", salientou, lembrando também o papel do gelo no processo, que deve ser colocado em duas camadas, uma abaixo dos pescados e outra acima.

Para o anfitrião do dia, a ação é importante por contribuir para a sustentabilidade de atividade e para melhorar as condições de transporte. "Muitos já possuem caixas de isopor, mas elas podem estar velhas, com rachaduras ou outros defeitos", pontuou Brandt, que preside a Colônia de Pescadores e Aquicultores Vale do Taquari – Z32. "Em muitos casos precisamos lidar com uma série de situações adversas, climáticas, de regulamentação ou outras e, nesse sentido, toda a ajuda é bem vinda", frisou.
A entrega oficial foi realizada pelo chefe da divisão de Pesca e Aquicultura da SDR Marlon Arenhardt, que esteve acompanhado do sociólogo da divisão Gustavo Kwiatkowski e da extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Cláudia Desconsi. Em sua fala, Arenhardt comentou que a política pública já beneficiou em todo o Estado mais de 600 pescadores artesanais de 20 municípios. "Nesse sentido, é importante que ouçamos as demandas do público assistido, para que possamos conduzir programas e projetos como este, da melhor forma", concluiu.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana
Homem morre em acidente com trator no bairro Cidade Baixa
Brigada Militar prende homem por tráfico de entorpecentes em Teutônia
Após tentativa de fuga, dupla é presa por tráfico de drogas em Teutônia
Brigada Militar prende homem e recupera motocicleta furtada em Teutônia
Habemus Papam: fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, e Igreja Católica elege novo papa
Prefeitura de Fazenda Vilanova anuncia novo secretário