Carreteada e Cavalgada da Cabriúva agora é Patrimônio Histórico-Cultural Imaterial de Paverama
Evento ocorre no próximo final de semana.
10/04/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Educação e Cultura

A Carreteada e Cavalgada da localidade de Cabriúva, no interior de Paverama agora é Patrimônio Histórico-Cultural Imaterial do município. A oficialização veio na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores, no dia 3, que aprovou de forma unanime o Projeto de Lei nº 2 de 2025.
Conforme a exposição de motivos do pl, a iniciativa visa reconhecer a importância da tradicional manifestação cultural, que há 16 anos celebra a rica história e identidade local. A edição deste ano ocorre nesta sexta e sábado, nas proximidades da Comunidade de Cabriúva.
Natural da localidade e ex-presidente comunitário, Dionatas Lopes, autor do projeto ressaltou a importância histórico cultural que o evento tem para o município.
“O evento, que remonta aos tempos da colonização, resgata a memória dos tropeiros, que desempenharam um papel importante no desenvolvimento econômico da região, especialmente na agricultura familiar. A Carreteada não apenas promove a integração da comunidade, mas também valoriza o patrimônio histórico local e os valores culturais” ressaltou Lopes.
Confira a programação:
- Dia 11 de Abril | Sexta-feira: As festividades começam na sexta-feira, dia 11 de abril, com a recepção dos carreteiros e cavaleiros. A programação inicia às 19h30 com jantar (carreteiro e saladas). A noite haverá apresentações artísticas, destacando talentos locais, como gaiteiros e violeiros, a partir das 20h. Para fechar a primeira noite o baile contará com a animação do Musical MJ, a partir das 22h.
- Dia 12 de Abril | Sábado: No sábado, dia 12, a programação se intensifica com o início do desfile dos carreteiros e cavaleiros às 9h. Às 12h, será servido um churrasco, que também já parte da programação do evento.
A organização do evento destaca que a participação no evento é restrita a carreteiros e cavaleiros que estejam com seus animais devidamente cadastrados na inspetoria veterinária e que apresentem o GTA (Guia de Trânsito Animal). Essa medida garante a segurança e o bem-estar dos animais durante a festividade.
Mais lidas da semana