Senac-RS abre mais de 4,7 mil vagas para cursos técnicos gratuitos no RS; saiba como se inscrever

Vagas presenciais são para 39 municípios, bem como há oportunidades de qualificação na modalidade EaD.

08/04/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Educação e Cultura

Um total de 4.742 vagas para cursos técnicos gratuitos do Senac-RS estão abertas até o próximo dia 27 em 39 municípios gaúchos e na modalidade à distância (EaD). O edital do Programa Senac de Gratuidade (PSG), foi divulgado nesta terça-feira pela entidade, em evento na sede do sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em Porto Alegre.

São oportunidades para áreas consideradas de alta demanda no setor de comércio de bens, serviços e turismo, como gestão, negócios, saúde, tecnologia e turismo, entre outros. As aulas começam a partir de 13 de maio nos turnos manhã, tarde e noite. Para participar do programa, é necessário comprovar renda familiar per capita de até dois salários-mínimos, além de ter idade mínima de acordo com o curso escolhido, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio; e, para cursos específicos, como na área de Enfermagem, é preciso ainda ter concluído o respectivo curso técnico.

“Este é nosso papel, melhorar a produtividade através da qualificação profissional. A gratuidade, sem dúvida, é mais um fator que chama a atenção. Temos um papel social também, de trabalhar esta inclusão como grande diferencial. Estamos dando esta oportunidade de pessoas que, por exemplo, perderam tudo na enchente, de se requalificarem, buscarem formação em sua própria área de atuação ou em outra”, disse o gerente de Educação do Senac-RS, Sidinei Rossi.

“Recomendamos que as inscrições sejam feitas o quanto antes, porque, como são por ordem de chegada, temos uma limitação de vagas disponíveis. Quanto antes forem feitas, maior a chance de consegui-las”, alertou. Para o presidente do Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, o programa tem o papel de proporcionar qualificação também para o setor empresarial.


“No momento em que conseguimos entregar vagas gratuitas, estamos minimizando um grande problema de mão-de-obra qualificada. O setor privado está ajudando muito a reconstruir o RS”, afirmou ele. A secretária Estadual de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, ressaltou que o programa vem para fortalecer a qualificação profissional no Estado.

“Ele se conecta muito com nosso plano de desenvolvimento sustentável, e na formação de capital humano. Vejo muito nosso papel enquanto um catalisador e ampliador de iniciativas já existentes, que às vezes têm uma velocidade muito maior do que o governo para executar. Se cada um indicar o PSG para mais três pessoas, chegaremos nos 39 municípios e teremos famílias transformadas”, comentou ela. Os resultados dos selecionados serão divulgados em 29 de abril. A primeira chamada de matrícula ocorre entre 30 de abril e 7 de maio, e a segunda chamada entre 8 e 12 de maio.

 Confira mais:

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC