Escola Emílio Bauer de Brochier está entre as 15 melhores do Rio Grande do Sul em alfabetização

Resultado do SAERS 2024 coloca a escola municipal entre as destaques do Estado e garante reconhecimento no Prêmio Alfabetiza Tchê.

02/02/2026

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Educação e Cultura

My alt text

A Escola Municipal Emílio Bauer, de Brochier, está entre as 15 melhores escolas públicas do Rio Grande do Sul em qualidade de alfabetização. O resultado foi divulgado no Diário Oficial do Estado, na edição da terça-feira (27/01/2026), por meio da Portaria SEDUC RS nº 0051/2026.

O ranking reúne as 200 escolas públicas com os melhores índices do Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAe), calculado a partir dos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS 2024), que avalia o desempenho dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

A Escola Emílio Bauer alcançou IQAe 88,00, figurando como o 3º melhor resultado entre os 38 municípios da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o 2º melhor índice entre as escolas públicas do Vale do Caí.

O desempenho reforça o histórico positivo do município na área educacional. Em 2023, Brochier já havia conquistado o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com nota máxima, reconhecimento concedido pelo Ministério da Educação.

Além do reconhecimento público, as 200 escolas premiadas receberão recursos de até R$ 40 mil, sendo R$ 2 mil por aluno matriculado no 2º ano em 2024. A mesma portaria também divulgou a lista das 200 escolas com menores índices, que passarão a receber apoio do Programa Alfabetiza Tchê, com ações voltadas à melhoria dos indicadores educacionais.

A secretária municipal da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Cristiane Scherer, destacou que o resultado é fruto do comprometimento coletivo dos profissionais da educação. “É resultado do empenho de todos. Parabenizo especialmente a professora Aline Grosz, regente da turma de 2º ano em 2024 na Escola Emílio Bauer, assim como todos os profissionais que atuam na alfabetização, um processo que se inicia ainda na Educação Infantil. Garantir alunos alfabetizados ao final do 2º ano é fundamental para o sucesso da trajetória escolar”, ressaltou.

Com o desempenho alcançado, Brochier passa a figurar entre os municípios referência em alfabetização no Rio Grande do Sul, consolidando investimentos e práticas voltadas à educação de base.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC